Entenda o que é a responsabilidade ambiental e qual relação com os serviços da Bioo
11 de abril de 2024ESG: como redefinir a sustentabilidade ambiental nos negócios modernos
2 de maio de 2024O debate sério e consciente sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil, expandiu a discussão sobre as alternativas de fontes de energia sustentável. Isso tornou a procura por fontes renováveis cada vez mais frequente. E não é por menos! Só em 2023, 93,01% de toda energia gerada no Brasil veio de fontes de energia renováveis.
Ao longo desse artigo você entenderá as suas vantagens e importância, principalmente para mitigar os impactos ambientais e promover um desenvolvimento mais equilibrado.
Acompanhe a leitura abaixo!
O que é energia sustentável?
De uma maneira geral, entende-se como energia sustentável a produção consciente de energia através do uso de recursos naturais que se regeneram naturalmente ao longo do tempo.
Também conhecida como energia limpa, energia verde ou energia renovável, essa energia precisa ser capaz de suprir as necessidades dessa geração sem comprometer as gerações futuras. Ela visa o desenvolvimento econômico, mas também mantém o equilíbrio na qualidade de vida das pessoas e no uso consciente das fontes naturais para produção de energia.
Esse entendimento sobre a verticalidade entre produção e consumo vai auxiliar você na escolha da melhor opção para o seu negócio. Na agroindústria, por exemplo, ao adotar um gerenciamento de resíduos eficiente e seguro, você promove um baixo impacto ambiental.
Agora que você já sabe o que é uma energia sustentável e a sua importância, o próximo passo é entender quais são as alternativas de fontes. Acompanhe abaixo!
Conheça as principais fontes de energia sustentável
Não há dúvidas sobre os inúmeros benefícios que as fontes de energia sustentável proporcionam tanto na geração de empregos e renda quanto no seu baixo impacto ambiental.
Essas fontes substituem o uso de combustíveis fósseis que liberam gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano, e contribui na manutenção da temperatura da Terra em 1,5ºC.
Na economia, em comparação com os grandes países, o Brasil é referência em energia renovável, colocando o nosso país no caminho da descarbonização e da transição energética consciente.
De acordo com a pesquisa anual realizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 93,1% de toda a energia gerada no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa. Mas essas não são as únicas disponíveis. Confira abaixo as principais fontes de energia sustentável:
- Energia hidrelétrica
- Energia solar
- Energia eólica
- Energia geotérmica
- Energia de biomassa
Vantagens e desafios das principais fontes renováveis
Energia hidrelétrica
Obtida pela força do movimento da água proveniente dos rios, a energia hidrelétrica é a principal fonte de energia sustentável utilizada no Brasil e responde por mais da metade da energia gerada no país.
Vantagens
- Não emite poluentes na atmosfera
- Armazenamento de água para usos múltiplos
- Baixo custo operacional
- Abundante no Brasil
Desafios
- Risco de rompimento de barragem e alagamento
- Depende do regime de chuvas
- Impactos significativos nos ecossistemas (fauna, flora, solo)
- Destruição de comunidades locais (ribeirinhas, quilombolas indígenas)
Energia solar
A energia solar é adquirida pela captação da luz do Sol e está associada principalmente à energia fotovoltaica, tecnologia que utiliza paineis para converter a luz do Sol em luz elétrica ou energia térmica (calor).
No Brasil, a energia solar tornou-se a segunda maior fonte de energia sustentável em 2023, perdendo apenas para a hidráulica.
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa energia atraiu quase R$ 60 bilhões em investimentos, um crescimento de 49% em comparação com 2022.
Vantagens
- Baixo impacto ambiental na construção de usinas
- Economia de 90% na conta de luz
- Facilidade de acesso à energia em locais remotos
- Gratuita e renovável
Desafios
- Altos custos iniciais
- Não gera energia à noite
- Baixa eficiência no armazenamento
- Taxas mais caras para quem não tem energia solar
Energia eólica
A energia solar é convertida em eletricidade por meio de turbinas eólicas, a energia eólica é causada pelo movimento e força dos ventos.
De acordo com o relatório da Global Wind Energy Council (GWEC), o Brasil mostra um crescimento nítido e bastante consistente na produção de energia eólica! Nosso país foi o terceiro que mais instalou eólicas em 2023 e 2022 e ocupamos a 6ª colocação no Ranking de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore.
Vantagens
- Instalações podem ser costeiras (onshore) e marítimas (offshore)
- Não emite poluentes na atmosfera
- Custos de instalação e de equipamentos muito baixos
Desafios
- Impactos sonoros e visuais consideráveis
- Intermitência do vento
- Impactos na migração das aves
Energia geotérmica
A energia geotérmica é obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra, a energia geotérmica é hoje a fonte menos utilizada, mas é uma das mais promissoras formas de geração de energia.
Essa é uma energia pouco difundida no Brasil, sendo mais usada para recreação por meio de parques de águas termais. Mas esse cenário pode mudar!
Recentemente, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de São Paulo (USP) têm estudado aplicações de resfriamento de edificações que tendem a diminuir o consumo de energia em 40%. É realmente bastante promissor!
Vantagens
- Múltiplos usos totalmente sustentáveis
- Não depende do clima
- Área de instalação pequena
- Não precisa comprar matéria-prima
Desafios
- Emissão de ácido sulfídrico (H2S), nocivo à saúde
- Pode provocar danos ao meio ambiente
- Requer investimentos altos
- Poluição sonora
Energia de biomassa
A energia de biomassa é produzida através de matérias orgânicas (de origem animal ou vegetal) que se renovam a curto prazo, tais como resíduos florestais, urbanos, agropecuários e industriais.
São exemplos de biomassa: excrementos de animais, resíduos de indústrias de lactineos, frigorificos e etc., , resíduos da cana-de-açúcar, restos de comida, esgoto doméstico, entre outras.
Essas matérias orgânicas passam por diversos processos, físicos, bioquímicos ou termoquímicos, que por fim produzem eletricidade, biocombustíveis líquidos (etanol e biodiesel) e bioenergia (biogás), por exemplo.
O Boletim Mensal de Energia de dezembro de 2023, do Ministério de Minas e Energia (MME), mostrou que a energia de biomassa aumentou cerca de 9,5% em relação à de 2022.
Vantagens
- Redução na pegada de carbono
- Trata e reduz resíduos gerados
- Baixo custo e impacto ambiental
- Emissões de gases que não contribuem para o efeito estufa
Desafios
- Baixa eficiência
- Dificuldade no armazenamento de biomassa sólida
Agora que você já conhece as principais fontes de energia sustentável, leia o artigo Tudo sobre o biogás: o que é, como é produzido e quais as vantagens e conheça essa fonte de energia limpa.